CLIENTE: Prefeitura de São José REDATOR: Thiago Kruschewsky DIRETOR DE ARTE: Raul Pacheco AGÊNCIA: Binder
Nos últimos anos, o excesso de chuva tem causado graves problemas em diversas regiões do país. Por conta disso, a Prefeitura de São José dos Campos nos trouxe um grande desafio: criar ações de alto impacto para educar a população sobre como se proteger nestas situações de risco.
A primeira iniciativa foi desenvolver um marketing de guerrilha dentro dos ônibus. Instalamos janelas fakes nos veículos públicos. Assim, ao olhar para fora do ônibus, os passageiros tinham a sensação de que a água estava alta, quase encobrindo o ônibus. Na própria janela, um título reforçava o constante trabalho da prefeitura para que alagamentos não ocorressem nas épocas de chuva, além do número da Defesa Civil para que a pessoa receba as notificações sobre possíveis riscos.
Além disso, criamos bonecos em miniatura do Zé Garoa (personagem da Defesa Civil) capaz de identificar quando uma chuva se aproxima. Para isso, aplicamos na roupa do boneco uma solução de cloreto de cobalto, a qual muda de cor com o aumento da umidade no ar. Quando está prestes a chover, a roupa do personagem muda de cor e envia uma mensagem para o smartphone cadastrado (bluetooth, SMS, etc), informando os riscos da chuva que está chegando e dando dicas do que fazer, além de compartilhar a informação sobre a localização dos celulares dos integrantes da família.